quarta-feira, agosto 24, 2011


Alfabetização e Letramento

5
Olá,

Os problemas relacionados à alfabetização não é novidade, ao contrário, pois desde do início da educação formal no Brasil, eles já eram evidentes. No entanto, não iremos nos aprofundar neste item, já que existem muitas variáveis.

Nosso foco será os processos de alfabetização e letramento, porém nem todos os aspectos serão discutidos neste post. Sempre haverá post com este tema no blog, com isto, um completará o outro.

Hoje iremos dialogar sobre:

Só alfabetizar? Só letrar?

A resposta é Não! Devemos alfabetizar e letrar ao mesmo tempo. Não existe hierarquia, a alfabetização e o letramento devem estar lado a lado. É válido ressaltar, que são processos distintos, a alfabetização de acordo com Soares, 2008, p. 15:

[...] etimologicamente, o termo alfabetização não ultrapassa o significado de “levar à aquisição do alfabeto” ou seja, ensinar habilidades de ler e escrever; pedagogicamente, atribuir um significado muito amplo ao processo de alfabetização seria negar-lhe a especificidade, com reflexos indesejáveis na caracterização de sua natureza, na configuração das habilidades básicas de leitura e escrita, na definição da competência em alfabetizar.

Já a palavra letramento, Soares, 1998, p. 18:

[...] o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita.

Ou seja, ser alfabetizado não é suficiente, nos dias atuais, faz-se necessário saber ler e escrever e fazer uso social da leitura e da escrita.

Segue abaixo as duas referências utilizadas neste post.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998
______. Alfabetização e letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

Até logo!

5 comentários:

Débora Vieira disse...

Olá! Fiquei super feliz com sua visita! Seu blog é muito bom, começou com o pé direito heim?! Já estou seguindo, para não perder nenhuma novidade! Segue lá tbm! Vou amar! Beijo Grande!

Bruna Andrade Lima disse...

Oi Débora,

Fico feliz por vc ter gostadp!! Muito obrigada!! Com certeza vou seguir seu blog!!!

Beijos e bom domingo!!!

Ailce disse...

Débora

Fiquei feliz com sua visita, espero poder contar sempre com ela.Seu blog começou maravilhoso.Continue escrevendo.Não desista.Estarei sempre por aqui.Beijos.
http://ailce.blogspot.com

Bruna Andrade Lima disse...

Oi Alice,

Que bom!! Sempre estarei por lá!!! Estarei te esperando!!

Beijos!!!

professora jessica disse...

Pra Vc tbm tenha um FDS MARAVILHOSO e aproveite bastante!!!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigada por comentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...